Seja bem-vindo!

Este Blog está sendo construído como parte das atividades da disciplina "Gestão de Recursos Hídricos" lecionada pela Profa Dra Solange T. de Lima Guimarães no 2º semestre de 2010 na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus de Rio Claro (Instituto de Geociências e Ciências Exatas -IGCE), para o curso de Geografia. O objetivo é divulgar conhecimentos e informações sobre o Oceano Atlântico Sul, especialmente em relação ao Brasil. Para tanto, publicamos aqui textos escritos pelos autores, notícias, legislações, livros e documentos sobre o tema. Os autores são: Camila Benedito, Vérica Cristina Bega e Tiago da Silva Matsushima.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Notícia: "ANP anuncia descoberta de maior jazida de petróleo do Brasil"

Rio de Janeiro, 29 out de 2010 (EFE). - A Agência Nacional do Petróleo (ANP) anunciou hoje a descoberta de uma jazida de petróleo que, pelas primeiras avaliações, conta com reservas entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris.

Pelo órgão regulador, o cálculo mais provável é de 7,9 bilhões de barris, o que a coloca como maior jazida do país.

"É importante destacar que só este prospecto da Libra pode chegar a ter um volume de petróleo recuperável superior as atuais reservas comprovadas brasileiras (14 bilhões de barris)", segundo o comunicado do organismo.

Em caso de confirmação do cálculo mais otimista, as reservas brasileiras chegariam a 29 bilhões de barris, o que colocaria o Brasil entre os dez países com maiores reservas de petróleo no mundo, acima inclusive do Catar e dos Estados Unidos.

A nova jazida está no chamado pré-sal, o novo horizonte de exploração descoberto pelo Brasil em águas muito profundas do Atlântico, e abaixo da camada de sal de dois quilômetros de espessura.

As reservas do pré-sal, que começaram a ser exploradas comercialmente na última quinta-feira com a instalação de uma plataforma no campo de Tupi, podem transformar o Brasil em um dos maiores exportadores mundiais de petróleo.

O volume das reservas descobertas no novo campo do pré-sal foi avaliado pela certificadora Gaffney, Cline & Associates, segundo a ANP.

"Este achado avalia enormemente o patrimônio do Estado", informou a agência reguladora em comunicado no qual destacou que a área em que foi feito a descoberta, conhecida como "Libra", pertence ao patrimônio público e sua exploração não foi outorgada em concessão por nenhuma empresa.

O poço pioneiro foi perfurado a 183 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro, em uma região da bacia marinha de Santos na qual o mar tem uma profundidade de 1.964 metros.

"Até o momento a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 metros, com 22 metros perfurados no pré-sal. A profundidade final prevista, de perto de 6.500 metros, calcula-se que será atingida no início de dezembro", garante o regulador.

A Agência acrescentou que encomendou a perfuração do poço Libra só para aumentar o conhecimento sobre o potencial do pré-sal, por isso que ainda não há previsão de quando começará a ser explorado.

Segundo a regulamentação específica para o pré-sal aprovada este ano pelo Congresso, a exploração da jazida será concedida ao melhor licitante em um leilão público, mas a Petrobras terá de ser o operador e ter participação no projeto.

A nova jazida supera em volume ao campo de Tupi, também no pré-sal e em onde as reservas prováveis são calculadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.

Tupi é uma concessão petrolífera em águas muito profundas de propriedade de um consórcio liderado e operado por Petrobras (65%) e no qual têm participação o britânico BG Group (25%) e a portuguesa Galp Energia (10%).

Após Tupi, as maiores jazidas brasileiras são as de Iara (entre 3 bilhões e 4 bilhões de barris), Parque das Baleias (entre 1,5 bilhão e 2,5 bilhões) e Guará (entre 1,1 bilhão e 2 bilhões).

UOL. ANP anuncia descoberta de maior jazida de petróleo do Brasil. Disponível em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/10/29/anp-anuncia-descoberta-de-maior-jazida-de-petroleo-do-brasil.jhtm. Acesso em: 11 nov. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário