Seja bem-vindo!

Este Blog está sendo construído como parte das atividades da disciplina "Gestão de Recursos Hídricos" lecionada pela Profa Dra Solange T. de Lima Guimarães no 2º semestre de 2010 na Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - UNESP campus de Rio Claro (Instituto de Geociências e Ciências Exatas -IGCE), para o curso de Geografia. O objetivo é divulgar conhecimentos e informações sobre o Oceano Atlântico Sul, especialmente em relação ao Brasil. Para tanto, publicamos aqui textos escritos pelos autores, notícias, legislações, livros e documentos sobre o tema. Os autores são: Camila Benedito, Vérica Cristina Bega e Tiago da Silva Matsushima.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

As mudanças climáticas e os recursos hídricos na Ásia

Mudanças Climáticas – este é um assunto que deveria preocupar a todos nós. Mas será que esta mudança realmente existe? No Terceiro Relatório de Avaliação do IPCC sobre a Ásia, não fica muito claro os motivos pelo quais as mudanças ocorrem. O que fica claro é uma possível tendência do que pode acontecer se as temperaturas se elevarem, mas não o que ocorre cientificamente. Inúmeros temas são abordados, inclusive a gestão de recursos – que é abordada constantemente. Vejamos alguns dos pontos tratados neste relatório do IPCC.
Os estudos prevêem que haverá um aumento da precipitação em muitas regiões do continente asiático, que em associação com o derretimento de calotas polares devido à elevação das temperaturas, poderá ocasionar uma maior ocorrência de enchentes. Assentamentos e cidades localizados nas margens de rios, lagos e na costa são aqueles que mais sofrerão em decorrência destas “previsões”. O excesso de precipitação poderá intensificar as enchentes, tornando-as mais severas e os deslizamentos de terra ou lama.
Estudos recentes mostram que o nível dos oceanos na Ásia é de cerca de 1 a 3 mm/ano, sendo muito maior do que a média global, resultado do aumento das precipitações e do derretimento de geleiras.
Por outro lado, há regiões em que – segundo as previsões do IPCC – haverá a diminuição da precipitação, fato que também causa preocupação. Com a diminuição da precipitação nestas áreas, a escassez de água aumentará, acarretando num stress hídrico ainda maior. A demanda de água para o abastecimento de cidades e indústrias, bem como para a irrigação de culturas e criação de animais esta aumentando e irá aumentar ainda mais se as temperaturas realmente se elevarem.
A escassez de água pode causar o declínio da produção de cereais na Ásia. Segundo o relatório do IPCC, a produção de arroz na Ásia poderia declinar cerca de 3.8% no fim do século XXI. Em Bangladesh, por exemplo, a produção de arroz e trigo pode cair cerca de 8% e 32% respectivamente por volta do ano 2050. Na China, para cada 0.5°C de aumento de nas temperaturas do inverno pode reduzir o rendimento do trigo em 0.45t por hectare; um aumento de 2°C na temperatura média pode diminuir a produção de arroz na China em até 12%;
Em muitos países da Ásia, a exploração exacerbada das águas de sub-superfície resultou na sua diminuição, levando à penetração de água do mar nas áreas costeiras, tornando salina a água de sub-superfície, impossibilitando assim seu consumo por parte da população.
A pesca também seria afetada. A Ásia é o maior produtor de peixe do mundo, e de acordo com pesquisas recentes, estudos apontam para uma redução da produção de pescado nas regiões tropicais dos oceanos, devido a mudanças na circulação dos oceanos, nível de salinidade e temperatura, que pode ocasionar na migração de algumas espécies de peixes.
Desta forma, a Ásia necessitará de uma gestão eficiente de seus recursos hídricos. Os países terão que saber gerenciar as novas situações de excesso de água ao mesmo tempo escassez de água, de forma a manter o abastecimento das áreas que possuem o recurso e direcionar a água para aquelas regiões que enfrentam stress hídrico, através dos estudos da dinâmica hídrica de cada região em particular.

Referências: Cruz, R.V., Harasawa, M. Lal, S. Wu, Y. Anokhin, B. Punsalmaa, Y. Honda, M. Jafari, C. Li and N. Huu Ninh, 2007: Asia, Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Contribution of Working Group II to the Fourth Assessment Reporto f the Integovernmental Panel on Climate Change, M.L. Parry, O.F. Canziani, J.P Palutikof, P.J. van der Linden and C.E. Hanson, Eds., Cambridge University Press, Cambridge, UK, 469-506 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário