Em virtude de sua grande massa e capacidade térmica, os oceanos têm um importante papel na regulação do clima – é responsável pelo transporte das águas quentes dos trópicos para as altas latitudes e das águas frias das altas latitudes para os trópicos, influenciando a variabilidade da interface oceano-atmosfera. Como reservatório de calor, ele é responsável pelas constantes trocas térmicas com a atmosfera, estocando uma grande quantidade de calor nas camadas de superfície.
Correntes Oceânicas
As correntes oceânicas deslocam imensas massas de água a grandes distâncias, seguindo um percurso bem determinado. Elas variam em função de fatores como vento, diferenças de densidade e movimento de rotação da Terra.
São formadas a partir das trocas de calor entre o oceano e a atmosfera, que se dão de forma constante pela ação do vento em superfície, da própria radiação solar e por intermédio do ciclo da água (evaporação-precipitação). Esse movimento de superfície dirige a circulação oceânica de profundidade.
Nas correntes de superfície, o sistema de circulação é dirigido pelo vento, que resulta na ascensão das águas mais profundas. Já a circulação oceânica em profundidade é determinada por mudanças de densidade, resultante das variações de temperatura e salinidade.
A principal força que modifica a direção das correntes é a força de Coriolis, perpendicular à velocidade (esta força altera a trajetória de um corpo em movimento para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul). Vale ressaltar que as correntes de profundidade são bem mais lentas e muito mais volumosas que as correntes de superfície, sendo fortemente influenciadas pela força de Coriolis. São ainda influenciadas pela topografia e pelas dorsais oceânicas.
No Atlântico Sul destaca-se as Correntes do Brasil, do Atlântico Sul e das Falkland, entre outras.
Referências Bibliográficas:
- ARCHAMBEAU, A.S. Os oceanos. Tradução de F.J.Althoff. São Leopoldo, RS: Ed.Unisinos, 2007. 147p.
- ARCHAMBEAU, A.S. Os oceanos. Tradução de F.J.Althoff. São Leopoldo, RS: Ed.Unisinos, 2007. 147p.
- BAINES, J. Preserve os oceanos. Tradução de H. Austregésilo e D.C. de Campos. 4ª ed. São Paulo: Ed.Scipione, 2001.p.14.
Nenhum comentário:
Postar um comentário